A virada de chave para todas as marcas e empresas no quesito de publicidade veio com a internet, e a criação da profissão de Influencer digital.
Não resta dúvida que o mundo digital trouxe uma série de revoluções sociais, dentre elas, a mais cobiçada atualmente, a de influencer digital.
Sem ter uma regulamentação específica (o que gera bastante problema) o influencer digital fica desprotegido, e não pode pensar duas vezes na hora de contratar um advogado especialista.
Portanto, este profissional é fundamental para garantir a proteção, credibilidade e velocidade que só essa profissão demanda.
Devido a profissionalização dessa área, os criadores de conteúdo estão desbravando um novo jeito de se trabalhar com parcerias, anúncios publicitários e vendas.
Sejam eles das mais diversas plataformas, marcas, empresas e agências de marketing e publicidade.
Com base nessa nova tendência, a Associação Brasileira dos Agentes Digitais, a ABRADi, criou um Código de Conduta para agências digitais.
Este código deve ser aplicado no momento de contratar os influencers digitais.
Ou seja, ele será uma bússola de práticas de atuação nesse modelo de publicidade.
Isto acontece devido ao ramo de atuação dos criadores de conteúdo digitais e influenciadores ser muito recente.
Desta forma, um advogado para trabalhar com influenciadores precisa estar atento às leis que são consideradas em negociações, contratos, fiscalização e que balizam o trabalho desenvolvido por eles.
Portanto, neste post mostraremos como um advogado pode ajudar um influencer digital.
- Influencer é Pessoa Física ou Jurídica?
- Diretrizes em Anúncios Publicitários
- Direito de Imagem na internet e a reputação do influencer digital
- Hora de assinar o contrato, tudo certo, mas, qual o contrato correto?
- Media Kit Atualizado
- Conclusão
⧫⧫⧫⧫⧫
1. Influencer digital é Pessoa Física ou Jurídica?
Este é um tema bastante recorrente e interessante.
Antes de mais nada, todo influencer digital deve ter em mente que ele é uma Pessoa Jurídica.
Nunca esqueça disso, por favor!
Desta forma, ter um CNPJ para poder emitir notas fiscais, é essencial para o influenciador digital, evitando assim, cair em possíveis armadilhas tributárias.
Além disso, atualmente, muitas empresas só fecham contratos com os influenciadores digitais que tenham CNPJ.
Então, fique ligado nisso!
Ah Felipe, mas qual o tipo de empresa que irei abrir?
Bem, depende do tipo de atividade que o influenciador digital desempenha.
Portanto, a orientação jurídica é necessária para trazer essa clareza de ideias.
Por fim, um advogado focado em influência digital é o profissional correto para procurar e buscar essa orientação.
⧫⧫⧫⧫⧫
2. Diretrizes em Anúncios Publicitários
Primeiramente, como você sabe, não há (ainda) uma legislação específica para a profissão de influencers digitais.
Entretanto, há um Código de Conduta redigido pela ABRADi, que dá uma luz de como os influenciadores devem se comportar em campanhas publicitárias.
Desta forma, algumas medidas são importantes e devem ser seguidas pelos influenciadores como:
- Informar que é uma campanha: #publi, #ad, #publicidade
- Utilizar os produtos que forem alvo de publicidade.
Logo, percebe-se que, sem uma assessoria jurídica especializada, o influencer digital não saberia como atuar nestes casos, podendo ser penalizado judicialmente pelas leis:
- Marco Civil da Internet
- Código de Defesa do Consumidor
- Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária – CONAR
- Código de Ética dos Profissionais de Propaganda
- LGPD
Portanto, torna-se indispensável que o influencer digital tenha um advogado ao seu lado neste momento.
⧫⧫⧫⧫⧫
3. Direito de Imagem na internet e a reputação do influencer digital
Aqui está a pedra no sapato de todo influencer digital, a sua imagem!
Como sabemos, o influenciador digital trabalha com a sua imagem, com os valores que transmite, com o comportamento que tem em sua vida.
Portanto, qualquer ocorrência que viole ou manche a sua imagem pode trazer prejuízos irreversíveis.
Sabe quando você, influencer digital, tem um “recebidos” na sua casa?
Mas, na maior inocência (que acontece, sim), posta nos stories.
Dai marca utiliza essa imagem sem devida remuneração e ainda afirmando que o influenciador apoia a empresa?
Pois é, teremos algumas perguntas interessantes neste caso.
- O influenciador tem contrato de cessão de imagem com a empresa?
- O influencer digital apoia essa empresa?
- A postagem está de acordo com as diretrizes do código de conduta?
Pois, é, muitas dúvidas né?
Então, a forma como o influenciador lida antes de publicar um simples story pode impactar diretamente no desenrolar do caso.
Portanto, é neste momento que uma assessoria jurídica estará preparada para evitar qualquer problema que possa ser causado para a imagem do cliente.
⧫⧫⧫⧫⧫
4. Hora de assinar o contrato, tudo certo, mas, qual o contrato correto?
O mundo é feito de… contratos, isso mesmo!
Com a democratização da produção e consumo de entretenimento, muitas pessoas estão dispostas a compartilhar diversos conteúdos, popularizando o uso das redes sociais.
Diante disso, o mercado de influência foi extremamente impactado.
Atualmente, o mercado da influência está dividido em influenciadores grandes, médios, pequenos e os nanoinfluenciadores.
Cada um deles tem a sua particularidade.
Seja qual for deles, há espaço de publicidade e formas de ganhar dinheiro para todos.
Entretanto, no início da carreira dos influencers digitais, é comum também erros bestas sendo cometidos, como por exemplo:
- Não se enxergar como empresa;
- Não fechar parcerias visando seu público;
- Fazer ações publicitárias sem contratos.
Muitos desses casos acontecem devido a não se enxergarem como Pessoa Jurídica.
Por outro lado, não veem importância nesse tipo de burocracia.
Porém, a falta de um profissional que auxilie os influenciadores é prejudicial para o seu negócio.
Com relação aos contratos em específico, o Código da ABRADi, fala que:
“qualquer transação comercial, publicitária que envolva influenciadores digitais precisa estar registrada em contrato e seguir as regulamentações das leis”.
Desta forma, com um advogado para influenciadores atento a estas problemáticas, o trabalho do influencer digital fica mais ágil, descomplicado.
Permitindo que o criador de conteúdo tenha mais tempo a se dedicar ao que ele gosta de fazer e produzir.
Então, pense nisso!
⧫⧫⧫⧫⧫
5. Media Kit Atualizado
Você já deve ter ouvido essa frase:
“Dados são o novo petróleo!”
Pois é, são mesmo.
Logo, o influenciador digital deve estar atento a isto, aos seus dados, métricas e números.
Atualmente, quem investe em propaganda com influenciadores busca vender mais, ter um retorno rápido.
O influencer digital deve ter sempre o seu Mídia Kit atualizado. Ou seja, o Mídia Kit nada mais é do que o seu currículo da era digital.
Mas, antes de qualquer coisa, a forma como ele está sendo montado e divulgado pode colocar em risco sua reputação e credibilidade.
Diante disto, cada vez mais, atendemos clientes que prometem resultados para as empresas, porém, não tem comprovação nenhuma que podem atingi-los.
Portanto, sempre conte com a ajuda de um advogado para influenciadores.
Ele irá lhe ajudar atuando de forma preventiva, orientando sempre os próximos passos que você deve dar, sempre de acordo com o que almeja para a sua carreira.
⧫⧫⧫⧫⧫
Conclusão
Acredito que com estas 5 dicas você mudará a sua forma de pensar o seu negócio agora.
Portanto, pense em contar com um advogado sempre.
Tenha em mente que ele será um investimento, igual ao que as marcas fazem com você.
Então, não deixe de comentar o que você achou destas dicas e compartilhar este post para ajudar mais influencers digitais que tenham essas dúvidas.
Por fim, se ainda tem alguma dúvida ou precisa de um apoio especializado, entre em contato conosco que teremos o prazer de ajudá-lo!