Você já deve ter percebido o crescimento do e-commerce com a pandemia, não é verdade?

Essa alternativa é uma mão na roda para todos os empresários, comerciantes e donos de lojas físicas que pretendem continuar suas vendas neste momento crítico de pandemia.

Diante disto, viemos aqui lhe explicar como um e-commerce pode ajudar você a vender mais durante esta pandemia e sair desta crise bem melhor do que você entrou.

Há, e lembra dos 8 maiores problemas que todos os E-commerces tem? Pois bem, vamos dar a solução para todos eles neste texto também.

 

E-commerce com a pandemia!

Primeiramente o isolamento social trouxe impactos bastante significativos para o varejo.

É certo que, muitas companhias e empresas aceleraram a sua transformação digital, muito para não perderem lucro e, para terem a oportunidade de escalar a suas vendas com o poder da internet.

Assim, de acordo com o Compre&Confie, o e-commerce brasileiro faturou R$ 9,4 bilhões em abril, aumento de 81% em relação ao mesmo período do ano passado.

É um aumento absurdo no poder de vendas pela internet!

E não para por ai,, ao todo, foram 24,5 milhões de compras online, aumento de 98% em relação a abril de 2019.

Para você ficar abismado, as categorias de maior volume de vendas foram:

Entretanto, como nem tudo são flores, houve uma queda no numero do ticket médio apresentado. Mesmo aumentando as vendas, este número foi menor em comparação com o mesmo mês do ano anterior.

Como já havíamos falado, o cenário da pandemia acelerou o processo de digitalização das empresas.

Logo, as categorias que eram pouco exploradas, como por exemplo, saúde, alimentos, bebidas e petshop, tiveram um crescimento altíssimo de vendas neste momento de pandemia.

Desta maneira, nem precisamos falar que, quem não aproveitar este momento para se “digitalizar” estará ficando para trás de todo o cenário mundial.

 

Solução para os maiores problemas!

  1. Política de Troca

  2. Site lento

  3. Comentários suspeitos

  4. Difícil navegação

  5. Serviço ao cliente questionável

  6. Email Marketing

  7. Perda de confiança

  8. Formulários enormes

 

1) Politica de troca

De inicio, o seu e-commerce deve ser equilibrado e oferecer sempre uma política de troca e devolução gratuita e os custos dessa operação.

Assim, os consumidores não comprarão em sua loja se as condições e regras para a troca ou devolução forem fechadas, dificultando as ações.

É muito importante que sua loja tenha uma politica de privacidade e dados também, os famosos “termos de uso”, para o cliente já saber como você atua e como sua loja funciona, assim, evitará bastantes problemas futuros.

 

2) Site lento

É importante que o seu site seja rápido no carregamento, pois, ninguém gosta de um site que demora para abri, não é verdade ?

Logo, para verificar a velocidade de abertura do seu site, você pode utilizar alguns serviços como o Google PageSpeed Insights.

Caso o seu site seja realmente lento, este aplicativo oferecerá algumas recomendações para melhoria do desempenho dele.

Mas, você também pode olhar a hospedagem do seu site, se ela é boa ou não, ou se tem algumas mais rápidas que você possa usar, com isto, com certeza você pode reverter a lentidão do seu site.

Caso não melhore o desempenho do seu site com essas dicas, você pode analisar seu site com a YSlow para descobrir onde estão os estrangulamentos.

 

3) Comentários suspeitos

A solução para este problema simples!

Primeiramente você deve incentivar os seus clientes a deixarem comentários se não gostarem dos produtos, mesmo que o comentário seja num grau leve.

É importante que você deixe o cliente decidir por ele mesmo.

Acontece que, algumas lojas virtuais, os próprios donos fazem comentários falsos sobre seus produtos, o que não é nada ético e nem legal, não é verdade ?

Não faça isto! Alem de ser ilegal, pode manchar a imagem da sua empresa e ate receber processos judiciais por conta disto.

 

4) Difícil navegação

Você já deve ter notado algum dia desta pandemia quem a internet as vezes dava uma travada né? Pois é, isto é horrível quando acontece!

Mas tem uma explicação!

Com o alto crescimento do e-commerce com a pandemia, a internet tem cada vez mais ficado pesada, e assim a navegação tem ficado bastante comprometida.

Logo, nunca é tarde para você corrigir os erros de navegações do seu site, e isso terá um resultado instantâneo.

Uma dica legal é você diminuir sempre a quantidade de “cliques” que o cliente tem que fazer para efetuar a compra, assim, nem ele demora para fazer a compra e nem seu site fica tão pesado.

Assim, a navegação em seu site ficara mais mais intuitiva e prática possível.

O ideal é que, com no máximo 3 ou 4 cliques, o cliente encontre o que procura.  Tenha uma barra de pesquisa inteligente e fácil. Tenha filtros que agilizem a busca, tais como: valor, tamanho, marca, etc.

 

5) Serviço ao cliente questionável

Um ponto chave para o seu E-commerce é ter uma equipe de atendimento pronta para quando os clientes precisarem.

Assim, com o crescimento altíssimo do e-commerce com a pandemia, a relação sua com o seu cliente tem que ser IMPECÁVEL.

O seu cliente precisa saber que pode resolver o problema dele a qualquer momento, mesmo que esteja falando com um chatbot.

Então, facilite o contato!

Fornecer tantas opções quanto possível, e mostre os contatos em todas as páginas.

 

6) E-mail marketing

Para todo e-commerce que se prese tem que ter um e-mail marketing, pois é uma possibilidade de escalar as suas vendas.

Um cliente satisfeito com o seu produto ou serviço, com certeza se inscreverá em suas listas de e-mail marketing de maneira voluntária.

Você pode incentivar a inscrição oferecendo um desconto, por exemplo!

Mas, aqui vai uma dica extremamente importante!

Evite o famoso “bannerblind”! 

Para você que é novo e nunca ouviu falar no banner blind, vou lhe explicar de uma maneira fácil que você entenda. Com certeza você já fez isto!

Sabe aquela empresa que fica mandando mensagem e Mensagens e E-mails para você TODOS OS DIAS e você não aguenta mais aquela empresa ? Pronto, ele esta praticando o chamado “Banner Blind”, ou seja, o verdadeiro e-mail chato.

Pois é, com certeza você já se descadastrou de algum e-mail por conta disto. Não faça isto, evite enviar e-mails marketing todos os dias para os seus clientes.

Os mais fiéis adorarão receber as novidades de sua loja, mas para a maioria, muitos e-mails correspondem a se descadastrar da lista.

Finalmente, certifique-se de ter um link de exclusão claro, para os clientes que desejam não receber mais as atualizações.

Os clientes realmente não gostam quando as informações de cancelamento não ficam visíveis.

 

7) Perda da confiança

De inicio, você com certeza já deixou salvo no carrinho de algum site as suas compras, para numa outra oportunidade poder efetuar a compra.

Então, é muito importante que você implemente um sistema que garanta que o conteúdo do carrinho seja mantido.

Assim como você, os seus clientes ficarão muito satisfeitos quando retornam ao seu site e seu carrinho de compras ainda está salvo.

Alem disto, agora estamos numa mudança no modo de compra dos clientes, então, você terá que ter diferentes sessões que permitam que o seu cliente mantenha carrinhos em diferentes dispositivos.

Assim, o seu cliente pode iniciar um pedido em seu celular e completar a compra em seu notebook (ou vice-versa). Esta é uma ótima maneira de garantir que um cliente pode comprar em um dispositivo, mas pagar em outro.

 

8) Formulários enormes

Os formulários são feitos para você captar um possível dado do cliente, para lhe enviar e-mail marketing de possíveis produtos que ele goste.

Mas, nós sabemos que existem formulários por ai que são quase uma bíblia, não é verdade?

Se você tem necessidade de ter um formulário grande e quer realmente vender bem e não ter problemas com isto, divida ele em partes. Dessa forma, parecerá menos intimidante para o cliente.

Apresentar formulários em pequenas partes também torna a validação de dados menos confusa.

Aqui vai uma dica importante, de novo!

Este formulário estará coletando dados dos seus clientes e, dados são vidas. Diante disto, é importante ter uma politica de privacidade e de dados, os famosos termos de uso, bastante estruturada e que não deixei nenhuma brecha para você não ter problemas futuros.

Assim, se quiser conferir um pouco a respeito de politicas de privacidades de dados, de acordo com a nova Lei Geral de Propriedade de Dados, clica aqui.

 

Bem, agora você viu que o crescimento do e-commerce com a pandemia foi absurdo, não há duvidas de que a melhor maneira de sair dessa crise ganhando mais, é abrindo um e-commerce ou uma loja virtual.

 

Agora confira:

Como abrir o seu e-commerce?

 

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